quarta-feira, 15 de março de 2017

"Da amizade"
Dizia a Marguerite Yourcenar que “A amizade é acima de tudo certeza – é isso que a distingue do amor”. Não poderia concordar mais com essa definição. Amor é a incerteza. Um sentimento bom mas que nos deixa tanta vez numa corda bamba, com receios, medos, dúvidas e sentimentos dúbios. Sentimento que nos arrebata, é certo, mas que também nos faz sofrer. Um sentimento muito exigente, que requer muito trabalho e investimento.
E depois…depois há outros sentimentos e outros conceitos. O da amizade, por exemplo. A Amizade é a certeza…certeza de várias coisas. Certezas que temos um ombro que nos apoia nas horas em que mais precisamos…e provavelmente nas horas em que menos merecemos. Certeza também da possibilidade de ter um ouvido sempre atento às nossas histórias quando precisamos contar os acontecimentos triviais, as grandes tristezas, as pequenas felicidades. Certeza da presença nas reuniões familiares (afinal, eles são família): aniversários, casamentos e batizados e a certeza que serão ela a fazer a animação das festas em causa (party animals é um dos nomes dos amigos!).Certeza do apoio, por vezes necessariamente silencioso, mas firme e que nos dá alento, nos desaires da vida. Certeza da partilha de grandes loucuras e grandes gargalhadas (gritar em dias de chuva e frio na Serra da Estrela para afastar o stress, cantos e corografias nos carros são apenas pequenos exemplos dessas loucuras!). Certeza que, por mais irracional que seja a ideia, sempre terás o amigo na linha da frente a gritar “presente! – Seja festejar um Carnaval, um Halloween, seja uma ideia de férias e viagens… Certeza que a tua felicidade será sempre parte da felicidade deles, porque a verdadeira amizade é assim, desinteressada e altruísta.
 Numa frase: amizade é a certeza que o “viver” por vezes tão pesado será sempre mais leve porque partilhado com a presença dos verdadeiros amigos.
Tenho a sorte de rever várias pessoas no papel de amigas. Elas saberão quem são, sabendo o lugar que ocupam no meu coração, e por isso não irei identificar ninguém em particular. Apenas sublinharei o nome de uma pessoa, em especial, porque é o aniversário dela. “Amiga Licas” é claro que te viste retratada em muito do que aqui foi dito. Desejo-te, como sabes, o melhor. A tua felicidade é parte da minha felicidade (importas-te de ficar rica?). Tudo de bom! Um dia muito, muito feliz!!!

Sai brinde, com gin! Porque “friendship is the perfect tonic – Just had gin!”.

Sem comentários:

Enviar um comentário