terça-feira, 26 de dezembro de 2017



http://p3.publico.pt/cultura/mp3/25231/musicas-de-natal-sonho-ou-pesadelo

E eis que o Natal está terminado. A correria para comprar bacalhau e peru está terminada, a correria para adquirir tudo o que é necessário para realizar a melhor e mais conseguida ceia de Natal está encerrada, as prendas já foram oferecidas e abertas, já se percebeu se acertámos ou não no presente. Poderíamos pensar então que terminou a época natalícia. Mas desenganem-se! Durante a semana que medeia entre o Natal e as festas de fim de ano, reiniciam-se as correrias aos centros comerciais e às lojas. Ainda vamos comprar um presente para aquela pessoa de quem não nos lembrámos mas que se lembrou de nós oferecendo-nos uma prenda, ainda vamos trocar aquele pijama que a tia ofereceu, tendo-se enganado totalmente no tamanho, e começamos a efetuar as compras já a pensar nas festividades de final de ano. Numa só frase: a época natalícia com todo o seu bulício e correria mantém-se. E, como não poderia deixar de ser, a banda sonora para a correria também se mantém. E que banda sonora é essa: as músicas de Natal.
Não me consigo decidir se o All I want for Christmas is you, Have yourself a merry Christmas, Last Christmas, Feliz Navidad, It’s beginning to look a lot like Christmas, ou a nossa portuguesa Nessa noite branca são uma doce recordação que nos chega ano após ano ou, pelo contrário, se são um pesadelo. A verdade é que quando a época se inicia até sabe bem reencontrar esses velhos companheiros de estrada que nos levam a cantarolar, mais que não seja, os refrãos. Conhecemos aquelas músicas naquilo que nos parece ser um “desde sempre”. Sentimos alguma nostalgia, afloram as recordações de natais passados que também aconteceram ao som daquelas eternas músicas natalícias. Sentimos que este ano em especial o nosso espírito natalício vai brotar a 100%. Vamos adorar as decorações, as músicas, as correrias. Vamos preparar uma excelente ceia de Natal! Vamos estar imbuídos dos maiores e melhores sentimentos. Vamos fazer o bem e acreditar num mundo melhor!
Contudo, com o passar do tempo, ouvir estas músicas constantemente torna-se algo próximo de um pesadelo. Exemplificando: Alguns dias antes do Natal, procurando a prenda certa para as pessoas que tornam a minha vida mais doce, entrei, como é normal, em várias lojas. E não minto se disser que em quatro lojas diferentes ouvi quatro versões diferentes do “Last Christmas” dos Wham! Assumo que até é uma daquelas que no início da época me fazem subir o volume do rádio e cantarolar mas a dose é demasiado elevada durante esta época para se tornar suportável! O mesmo acontece com as outras músicas de Natal: ouvem-se em todo o lado! E sentes que, aos poucos, vais ficando com uma certa irritação latente sem saberes explicar bem porquê.
Anexadas a estas músicas de Natal chegam sempre umas outras que, não sendo de Natal, poderiam ser. E também estas são ouvidas, ano após ano, especialmente nesta época. A encabeçar a lista uma música que, assumo, será a única que consigo ouvir desde sempre, sem me cansar: We are the world. Tendo em conta que a música foi gravada com o intuito de arrecadar fundos para combater a fome no continente africano, faz-me algum sentido que a mesma seja recordada numa época que se quer de sentimentos positivos. Outra música que não sendo de Natal é sempre muito recordada (talvez pelo próprio título) será a do malogrado George Michael, Jesus to a child, entre outras que, ano após ano, recuperam vida durante esse período.
A verdade é que a lista de canções de Natal é interminável mas as rádios e, sobretudo, as grandes superfícies comerciais, insistem em criar em nós uma tradição: ouvir, quase em loop, sempre as mesmas canções, ano após ano, sem grandes alterações na lista. Todos os anos algum cantor ou grupo tenta criar um novo hit natalício: Christmas lights dos Coldplay é, quanto a mim, uma das músicas de Natal mais perfeitas que foram lançadas. Curiosamente, é pouco ouvida nas rádios. A própria Sia lançou este ano um álbum recheado com dez canções de Natal: Everyday is Christmas. Contudo, também esse pouco foi ouvido nas rádios e não me lembro de ouvir nenhum dos temas numa superfície comercial ou pelas ruas das cidades que percorri. Desconfio que existe uma playlist de músicas de Natal que não aceita grandes novidades nem grandes alterações. É imperioso que a lista em questão seja ouvida entre 1000 e 1500 vezes durante o mês de dezembro sob pena do mundo acabar se tal não acontecer!
Assumo: ainda o Natal não é chegado e já eu me sinto meio stressada com a repetição constante destas músicas. Onde quer que se vá: lojas, cafés, ruas, as benditas são omnipresentes. E aquilo que começa por ser pouco mais que um som de fundo chega, ao fim de muito pouco tempo, a um barulho praticamente ensurdecedor que enlouquece qualquer um. E sim, sinto que é atingido, com essa repetição ad nauseam das mesmas músicas, o efeito contrário: em vez de ajudar à construção do espírito natalício, sinto que começa a germinar, em todos os massacrados, uma vontade incontrolável que a época termine e que tudo volte ao normal, com ruas, lojas, centros comerciais sem música ambiente natalícia e com as rádios a passar o tipo de música que lhes é habitual. O muito passou a demasiado e torna-se, por isso, insuportável!  

A época natalícia está quase terminada. Mais uma semana de músicas de Natal e o mundo voltará a entrar na normalidade…já me sinto a respirar com maior facilidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário